terça-feira, 30 de dezembro de 2008





Foi assim que tudo começou. No charme e na elegância da jovem canceriana Laura Carneiro Monteiro, o penúltima de um total de treze filhos, de uma moça cuja mãe era proprietária de quase toda orla de Icaraí (Nicterói) e de um engenheiro ferroviário inglês encarregado por sua empresa de acompanhar a construção da estrada de ferro, saindo de Pernambuco até o Rio de Janeiro. Dado o enorme tempo da empreitada o casal viu nascer um rebento em cada etapa do projeto em várias estadas nos diversos estados. Coube a Laura nascer em Muriaé (Estado do Rio). Quando finalmente chegaram , pouco tempo depois, William faleceu. Como a filha mais velha Violeta, havia casado com um rico negociante, Laura como era costume naquela época foi morar com êles, pois a família passava necessidade, pois as duas irmãs de sua mãe, aproveitando a ausência da irmã haviam surrupiado todos os bens à disposição. Laura então com recursos foi estudar no Sacre-Couer de Marie. De repente viu-se novamente em dificuldade com o falecimentode seu cunhado, fato que a fêz aceitar o pedido de casamento de um árabe rico de Nicterói. Tinha desesseis anos .Teve um casal de filhos, quando (talvez por seu jeito brejeiro) era constantemente espancada por seu marido ciumento e animalesco. Sem nenhuma lei que pudesse lhe proteger, fugiu, deixando tudo para trás , inclusive o menino e a menina que veio a falecer pouco tempo depois. Falando bem tanto francês quanto inglês empregou-se numa loja de artigos importados na famosa Rua do Ouvidor, bem próxima a Confeitaria Colombo, onde se reunia a fina flôr da sociedade na capital da República, entre os quais se destacava aquele que seria, no futuro, meu pai.


* * *


anjo que me acompanha
deixai-me enxergar a luz
florescendo da sua sabedoria e bondade
fazendo-me mais puro e simples
conectado a linha energética
que nos une
e que de dia ou noite ilumina o meu
caminho
o sentido verdadeiros dos meus passos
na direção da paz e do amor


Visconde de Mauá . 2001
* * *

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Alison Fast & Vídeo Youtube



Great life
Beautiful heart
I see the questions
about lovely people
in the blue eyes of Alison

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

o melhor da música
está na alma
não está no pé
pois o pé nasceu para
caminhar
nasceu para sambar
nasceu para dar no pé
quando a relação está
prestes a terminar
Poucas semanas após o golpe militar organizei eventos no Centro Cultural e Dramático da Maison de France (teatro), através do O Círculo , associação cultural criada no escritório do arquiteto Indio da Costa, com a participação, entre outros, do diretor e ator Luís de Lima e Camila Amado. O primeiro em 30 de Novembro de 1964 foi a exibição do filme de François Truffaut, "Os Incompreendidos"com debate após a sessão com as participações do critíco Maurício Gomes Leite, Cenira Meneses (psicóloga) e Remo Usai. A apresentação do espetáculo ficou a cargo do radialista Paulo Santos da Rádio Jornal do Brasil. O segundo evento (o teatro sempre lotado) foi a encenação da peça " Os pequenos burgueses " de Máximo Gorki , dirigido pelo diretor Eugênio Kusnet, também com debate com as atrizes, atores e o diretor.

Poucas O terceiro evento foi a exibição do filme de Anselmo Duarte "Vereda da Salvação" escolhido pelo Itamaraty para representar o Brasil num festival na Europa. No programa escolhi o curta "O Circo" de Arnaldo Jabor. A próxima atração seria "Vidas Sêcas" de Nelson Pereira dos Santos também com debates. Adivinhe se êles deixaram.




BREVE,NO PASQUIM EM 197O